quarta-feira, 1 de maio de 2013



GLOGSTER: 
UMA FERRAMENTA INTERESSANTE 
PARA USAR NA SALA DE AULA

Que tal dinamizar suas aulas com uma ajudinha tecnológica? Você já ouviu falar em Glogster?


O Glogster, é uma plataforma grátis, privada e segura e é uma valiosa ferramenta educacional multidisciplinar.

Os professores podem usar o site como uma alternativa para a realização de posters tradicionais, ou ainda, criarem uma sala de aula virtual privada através do site www.edu.glogster.com e, em seguida, introduzirem e integrarem dinâmicas multi-sensoriais em atividades de aprendizagem tradicional de texto.


Propõe aos alunos a criação de "Glogs", feitos com texto, imagens, vídeos, fotografias, gráficos, música e muito mais, para demonstrar os seus conhecimentos e habilidades no tema que foi indicado pelo professor. 

O Glogster proporciona experiências de aprendizagem divertidas, imaginativas e inovadoras, promovendo a auto-expressão criativa e independente, melhorando o relacionamento aluno/professor e fomentando o trabalho em equipa no âmbito da realização de projetos colaborativos.

Além disso, pode ser uma valiosa ferramenta na avaliação de produções textuais e artísticas.

Abaixo o endereço do meu Glogster, como exemplo


http://www.glogster.com/smanzela/minhas-ideias-glog-by-smanzela/g-6kqi18r6ti14rvkbm5q46a0


GOOGLE DOCS







Você conhece o Google Docs?


Descrição 

Google Docs é um processador de textos, planilhas e apresentações gratuito, baseado na web. A ferramenta permite que seus usuários criem e editem documentos online ao mesmo tempo, colaborando em tempo real com outros usuários.


A ferramenta Google Docs em si pode contribuir sim para construção de textos de forma colaborativa. As interações possíveis através dela dão margem a boas discussões sobre textos redigidos pelos alunos. Contudo, é preciso dar atenção ao planejamento, para que a prática de produção escrita seja eficaz e significativa.



Mas, como utilizar o Google Docs em sala de aula?


• Promover a colaboração em grupo e criatividade por ter o seu grupo de estudantes registrando seus projetos em conjunto em um documento único.
• Mantenha o controle de notas, frequência, ou quaisquer outros dados que você ache que precise usar com flexibilidade.

• Facilitar a escrita e desenho como um processo, incentivando os alunos a escrever em um documento compartilhado com você. Você pode verificar-se a produção do aluno a qualquer momento, fornecer informações e comentários e ajudá-lo a entender melhor os seus pontos fortes.

• Criar quizzes e testes utilizando formulários, os alunos respondem os seus testes e você ainda os recebe de maneira bem ordenada numa planilha.

• Encoraje habilidades de apresentação colaborativa;

• Colaborar em um documento com seus colegas professores;

• Manter a atualização e compartilhar planos de aula ao longo do tempo em um único documento.

Referências:

- site “Conexão Professor” (http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br)
- site Dicas-l (http://www.dicas-l.com.br)
- portal Marista (http://marista.edu.br/labin/2010/12/03/google-docs-e-educadores/)


Fonte: http://coordenacao2011.blogspot.com/2011/05/google-docs-como-objeto-de-aprendizagem.html



52 segredos do Google Docs para estudantes



Compartilhar documentos online agiliza o trabalho de muitos estudantes. Descubra todos os detalhes do Google Docs que podem contribuir para facilitar o seu processo de trabalho.

O Google Docs é uma ferramenta que pode ajudar muito os estudantes, oferecendo colaboração, portabilidade, facilidades de uso e uma aceitação muito facilitada. No entanto, com tantas opções disponíveis na mesma ferramenta o uso acaba sendo confuso.

Os recursos variados acabam ficando perdidos, o que diminui as chances de usar todos os benefícios oferecidos. Para acabar com esse problema e usar 100% dos recursos oferecidos pelo Google Docs, confira uma lista: 

1. Acesse seus documentos de qualquer lugar


Onde quer que você esteja, seja na biblioteca do colégio ou no seu quarto, você pode acessar o seu Google Docs. Tire vantagem disso para facilitar o seu trabalho de onde você estiver.

2. Use as ferramentas de referência

Com a opção Definir é possível usar recursos como dicionários e dicionários de sinônimos, facilitando a correção dos textos usados no Docs.

3. Use nos dispositivos móveis

O Google Docs pode ser acessado não só de desktops e notebooks, mas também de qualquer dispositivo móvel como smartphones ou tablets. Uma série de recursos são disponíveis apenas para esse tipo de acesso.

4. Salve diferentes formatos de arquivos

Você pode usar o Google Docs para salvar documentos em qualquer formato, entre eles DOC, XLS, CSV e até mesmo HTML.

5. Use atalhos do teclado

Com os atalhos disponíveis no teclado você pode navegar por todas as suas tarefas no Google Docs de maneira mais ágil.

6. Use modelos definidos

O Google Docs disponibiliza uma galeria de modelos de documentos sobre qualquer coisa que você possa imaginar, desde uma planilha de gastos de uma casa até um documento para organização de tarefas e visitas a universidades.

7. Converta arquivos em PDF para imagem ou texto

O Google Docs possibilita de maneira fácil a conversão de arquivos em PDF para imagens ou textos, fazendo com que eles se tornem editáveis.

8. Crie formulários

O Google Docs permite que você colha informações, opiniões e até mesmo realize pesquisas por meio da criação de formulários.

9. Pesquise qualquer coisa

É possível pesquisar praticamente qualquer assunto usando o Google Docs. Por meio da combinação do Docs e do seu Gmail você consegue, usando as configurações do Gmail Labs, otimizar a sua busca.

10. Links detectados automaticamente

Basta adicionar os links no Google Docs, por meio das URLs de uma ferramenta de reconhecimento de entrada, para tê-los automaticamente detectados.

11. Adicione vídeos

O Google Docs permite a inclusão de códigos de vídeos em documentos e slides para aprimorar uma apresentação.

12. Insira fotos arrastando e soltando

Ao invés de passar por todo o processo de anexar fotos aos seus documentos, simplesmente arraste as imagens da pasta de origem para o documento de destino e solte-as lá.

13. Crie gráficos
O Google Docs permite, por meio do Google Spreadsheet, a criação de gráficos informativos.

14. Encontre dados financeiros

Além de gráficos o Google Spreadsheet disponibiliza fórmulas especiais para puxar as informações diretamente do serviço Google Finance. 

15. Atualize os dados do Spreadsheets


Além de permitir que você insira os dados financeiros, o Google Docs possibilita ainda a criação de um link para um documento que pode ser atualizado automaticamente. 

16. Desenhe


Por meio do Polyline, um encaixe para guias e outros recursos de desenhos, você pode criar, de maneira rápida e fácil, as suas imagens para os documentos necessários. 

17. Insira dados


O Google Spreadsheet permite a inserção de uma série de dados, como população de uma cidade, que podem ser conseguidos por meio da ferramenta de busca do Google

18. Monte suas próprias equações


O Google Docs encontrou uma maneira fácil para que os estudantes tomem notas em classe, oferecendo um editor de equações na sua página.

19. Inclua documentos em qualquer lugar

O Google Docs fornece um link para o seu documento e você pode inseri-lo em qualquer apresentação que fizer, ou ainda nas suas redes sociais e no blog da sua sala.

20. Compartilhe
Faça trabalhos em colaboração ou compartilhe seus próprios arquivos usando o e-mail gerado para cada um dos documentos criados no Google Docs. 

21. Transforme-o em uma página da web


Faça o download dos seus documentos em HTML e compartilhe isso como uma página da web. 

22. Use o bate-papo


No Google Docs é possível visualizar quem está editando determinado documento no momento em que você acessa a página e, caso seja necessário, convidar essa pessoa para um bate-papo.

23. Produza em colaboração

Como o Google Docs é uma ferramenta que permite que mais de uma pessoa acesse os mesmos documentos e faça, inclusive, edições, aproveite a oportunidade para produzir conteúdos em colaboraçãocom os seus colegas de classe, seus amigos e até mesmo os seus professores. 

24. Compartilhe pastas


Se você possui uma coleção de documentos armazenados em pastas e precisa trabalhar em conjunto com alguém utilizando essas informações, abra para todos os envolvidos uma pasta compartilhada e todos poderão acessar os documentos disponíveis lá. 

25. Edite documentos simultaneamente


O Google Docs permite que os usuários editem um mesmo documento simultaneamente sem que as alterações realizadas pelos outros usuários se percam durante o processo.

26. Edite documentos sem estar logado

Se você está compartilhando documentos com colegas de classe que não possuem um e-mail Google, simplesmente permita que esse documento seja editado sem a necessidade de estar logado.

27. Rastreie as visitas

Utilizando o Google Analytics você pode verificar o tráfego dos seus documentos, ou seja, quantas visitas os seus documentos publicados estão recebendo.

28. Defina as regras de notificação

Você pode criar as próprias regras de notificação e descobrir quais documentos foram editados, quando isso aconteceu e quem realizou as alterações.

29. Edite versões do mesmo documento

Ao invés de enviar um novo e-mail para os seus colegas cada vez que uma alteração for feita em um trabalho, salve esse arquivo no Google Docs e edite o documento por lá.

30. Exclua membros indesejados

Se você trabalha com uma pessoa folgada e o trabalho está sendo deixado de lado por ela, simplesmente exclua essa pessoa do grupo clicando no botão próximo ao nome dela. 

31. Congele a edição de planilhas


Se você passou muito tempo ajustando tabelas e planilhas e está com medo de que um dos outrosestudantes desconfigure o seu trabalho ao adicionar novas informações, congele essas alterações para que elas não sejam editadas acidentalmente.

32. Desfaça alterações

Se você ou o seu grupo não gostarem das alterações recentes feitas em um documento, é muito fácil revertê-las para as versões anteriores que foram salvas automaticamente.

33. Salve notas de brainstorm para os projetos do grupo

Reúna as ideias de todos os integrantes do seu grupo em um único lugar – de fácil acesso para todos – usando os documentos do Google Docs. 

34. Use a validação de dados


Certifique-se de que os seus colaboradores não estão bagunçando os seus documentos e planilhas com a validação de dados em arquivos compartilhados. 

35. Use a organização por cores


Você pode mudar as cores dos textos baseando-se em regras, como uma cor para cada um dos integrantes ou para cada um dos tópicos abordados no trabalho.

36. Limpe a sua página principal do Google Docs

Mova os itens para pastas individuais e deixe a sua página de destino muito mais limpa, organizada e fácil de navegar.

37. Insira marcadores

Torne o acesso a outras partes do seu documento mais facilitado, como uma tabela de conteúdos, por meio da inserção de marcadores personalizados. 

38. Crie subpastas


Para manter os seus documentos ainda mais organizados, crie pastas dentro das suas pastas.

39. Use as cores para codificar as suas pastas

Aproveite o recurso das cores para organizar ainda mais os seus documentos. No Google Docs é possívelcolorir o nome das suas pastas para identificação mais rápida.

40. Sincronize os documentos

Utilizando ferramentas como o Syncplicity você pode ter todos os documentos salvos no seu Google Docs sincronizados com os documentos do Microsoft Office.

41. Crie os seus próprios atalhos

Reúna atalhos para acessar o Google Docs, criar um novo documento e até mesmo acessar os documentos usados com frequência em um flash.

42. Imprima diversos documentos de uma só vez

Se você precisa de velocidade, imprimindo uma série de documentos ao mesmo tempo, simplesmente faça o download deles como uma pasta zipada.

43. Veja arquivos em PDF rapidamente

Quando você encontra um arquivo em PDF nos resultados da sua busca é possível visualizá-los rapidamente ao abri-los pelo Google Docs.

44. Cheque as suas traduções

O Google Docs adicionou às suas ferramentas um recurso de tradução que pode ser facilmente utilizado para checar o seu trabalho quando você estiver escrevendo em uma língua estrangeira.

45. Obtenha feedback sobre os seus trabalhos


Usando o Flubaroo no Google Docs você consegue um retorno rápido a respeito dos seus trabalhos, dando a você a chance de corrigir os problemas antes de enviar o documento para avaliação.

46. Escreva no modo tela cheia

Elimine todas as distrações do seu monitor, como a barra de ferramentas, os menus e outros detalhes usando o modo tela cheia do Google Docs para redigir os seus textos. 

47. Corrija os erros mais comuns automaticamente


Se você tem problemas com certas palavras, defina algumas preferências para que seus erros mais comuns sejam encontrados e substituídos automaticamente.

48. Customize estilos

Se você gosta de um modelo personalizado para os seus documentos, escolha um estilo customizado e assim você não precisará recomeçar as configurações a cada novo documento.

49. Trabalhe offline

O Google Docs oferece alguns recursos offline, para que você possa trabalhar no caminho de casa, enquanto espera uma aula começar ou até mesmo enquanto espera para ser atendido no médico, adiantando o seu trabalho.

50. Salve páginas na sua conta do Google Docs

Transforme qualquer página da web em um PDF para que você possa visualizá-la depois usando a extensão de envio do Google Docs para o Chrome.

51. Faça back-ups

O Google Docs oferece uma ótima maneira de fazer o back-up dos seus documentos. Faça o upload de todos os seus documentos e salve-os na sua conta. No entanto, não custa nada garantir e manter um outro back-up salvo em outro lugar.

52. Use o Google Docs para organizar sua rotina

O Google Docs não precisa ser utilizado apenas para compartilhar documentos com os seus colegas de classe. Monte a sua agenda de compromissos, despesas, etc.


Fonte: Universia Brasil

Disponível em:

http://paisagenseducacionais.blogspot.com.br/2011/05/google-docs-como-objeto-de-aprendizagem.html




Estimular desde cedo a criança a falar em público é uma forma positiva de incentivá-la a expressar suas opiniões, defender seus pontos de vista e a questionar o mundo que a rodeia.

Feira de Ciências 2011


domingo, 21 de abril de 2013

Sugestão de texto e materiais para trabalhar em uma sala regular com alunos com deficiência auditiva e/ou surdos.




Texto: Língua da inclusão
(Roselaine Cavalheiro de Moraes)

Era uma vez um menininho que estava triste porque não tinha amigos.
Sua mãe, então, decidiu leva-lo para a escola, onde ele conheceu várias crianças. Mas ele não ouvia e então voltava triste a ficar triste.
Quando chegou à sua casa, seu pai lhe deu um abraço bem forte e ele ficou feliz. No outro dia, na escola, a professora viu o menininho triste de novo. Ela chamou todas as crianças em uma roda e ensinou o alfabeto na Libras para elas. O menininho se sentiu feliz de conversar usando as mãos e, a cada dia, aprendia uma coisa nova: “Oi, tudo bem?”, “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite”, “Vamos brincar?”, “Tchau”. Assim, a alegria encheu o coração do menininho.

Tema da aula: Tempo de inclusão
  
Objetivos da aula

Trabalhar a diversidade e a inclusão levando em conta as singularidades de cada criança, favorecendo a aprendizagem e a participação de todos os alunos.
 Recursos materiais / TA / Softwares

Alfabeto na Libras e cartas com ilustrações da história, Software Hágaquê., Sala de informática.

 Desenvolvimento da aula

Em uma roda de conversa o professor conta a história Língua da Inclusão, utilizando a linguagem oral e também a Libras. O professor deve explicar que existem formas diferentes de se comunicar e que os alunos surdos utilizam a Libras e que se todos aprenderem, todos podem ser comunicar

A princípio o professor trabalhar coletivamente com a sala, na segunda etapa os alunos trabalham em duplas na sala de informática pois o número de computadores da sala é disponibilizado para cada dois alunos.
É importante neste primeiro momento que os alunos sejam estimulados a participar da roda de conversa e sobre o que pensam do assunto.
 
A aula será introduzida pela roda de conversa e sobre o debate sobre as diferentes formas de se comunicar. O professor pode comentar também sobre os alunos cegos que utilizam o braile.
 
Após a roda de conversa, o professor vai ensinar os sinais que representa, a história, assim como também o alfabeto na Libras e irá trabalhar diariamente para fixação pelas crianças utilizando as cartas com ilustrações o alfabeto em Libras. Depois de explorar o tema, o professor propõe que os alunos apresentem em duplas alguns diálogos com as palavras aprendidas.
Na segunda etapa o professor leva os alunos para a sala de informática e inicia uma nova roda de conversa perguntando aos alunos o que aprenderam na aula anterior.
Depois de recordar os diálogos aprendidos, o professor explica que irão compor uma historinha em quadrinhos.
Mostra para os alunos como funciona o software Hagáquê e com o auxílio do professor da sala de informática pede para que cada dupla monte sua história utilizando os diálogos aprendidos num encontro com um amigo ou conhecido.

Depois de montar as histórias em quadrinhos, o professor salva os trabalhos, imprime e faz uma exposição na classe.
Ao final faz uma outra roda de conversa para ver o que os alunos aprenderam.
Também reforça a importância de aprendermos a Libras e do quanto isso pode ajudar pessoas como o aluno EPAEE (incluído) e outras pessoas que utilizam outras formas de se comunicar.
Se o aluno EPAEE se sentir à vontade, pedir para que ele se expresse, traduzindo para as crianças o que ele disse utilizando a Libras.
Sempre promover espaço para que os alunos reflitam e se expressem.

 Avaliação

Os alunos serão avaliados pelo envolvimento e participação em todas as etapas, desde a roda de conversa inicial, até a confecção da história em quadrinhos.






Link para baixar o software Hagáquê:

Para instalar o HagáQuê, faça o download do arquivo abaixo, obedecendo as seguintes instruções: 
1. Acesse o site http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/
 2. Na tela que será aberta, você deverá clicar na opção Downloads.
3. Ao clicar nessa opção, você será direcionado a uma página para preencher alguns dados. Você pode preenchê-lo sem medo. Após preenchê-lo, clique em enviar. 4. Em seguida, você será direcionado para a tela para Download. Clique em uma das opções: Versão 1.05

Dica: 
Corrigido erro ao salvar na versão 1.05.
Em alguns computadores, o HagáQuê 1.05 mostra a mensagem "Failed to load Delzip179.dll" quando se tenta salvar uma história. Tal erro ocorre por conta de uma falha que havia no sistema de instalação, já corrigida. Recomendamos ao usuários com este problema que façam o download da versão 1.05 novamente.



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dicas de alguns sites educacionais



Educativo - Língua Portuguesa


http://www.junior.te.pt
Contos de apoio a leitura e a escrita, sobre os animais, meio ambiente, músicas, curiosidades entre outros. Possui jogos educativos.

http://web.educom.pt/escolovar/lp.htm 
Apresenta histórias infantis agrupadas por categoria (clássicas, tradicionais, animais, entre outros) e também possui exercícios e noções de funcionamento da Língua Portuguesa (ortografia, sintaxe, entre outros), Literatura e Leitura. Alguns exercícios possuem auto-correção.

http://www.graudez.com.br/portugues/exerc.htm 
Site de exercícios de Língua Portuguesa sobre ortografia, fonética, análise mórfica, entre outros. Disponibiliza também, dicas e resumos sobre o conteúdo.

http://guida.querido.net/jogos/ 
Site de jogos e exercícios de Língua Portuguesa, organizados por assunto (adjetivos, classes de palavras, divisão silábica, entre outros) ou por categoria de jogo. 

http://smartkids.terra.com.br/ 
Reúne passatempos, jogos, curiosidades, histórias e alguns exercícios de Língua Portuguesa. Apresenta dicas ao professor de como propor as atividades do site aos alunos.

http://vamospelosonho.no.sapo.pt/exercicios.htm 
Site com atividades pedagógicas diversas sobre a Língua Portuguesa desenvolvido no Hot Potatoes, como palavras-cruzadas, associações e interpretação de textos. 



Educativo – Matemática, Geografia, História


http://www.redescola.com.br/kids
Site com jogos (animais, artes, saúde) da Língua, Portuguesa, Matemática, Geografia, entre outras atividades, como receitas e contos. Para maiores informações e visualizar todos os jogos clique no botão “Geral”.

http://www.canalkids.com.br 
Excelente site para pesquisa, sobre Geografia, História, Educação Artística ou artes, pois apresenta diversos assuntos, com informações sobre museus em todo o Brasil, curiosidades e brincadeiras. Disponibiliza uma sessão de jogos online.

http://www.duende.com.br 
Site que trabalha com assuntos diversificados, além da Língua Portuguesa e Matemática, aborda assuntos como ecologia, violência, higiene cidadania e outros. Disponibiliza jogos e também uma sessão de bate-papo.

http://recreionline.abril.com.br/home/index.shtml 
Site que exige uma boa conexão a Internet. Apresenta atividades, jogos e curiosidades variadas, sobre Ciências, História, cultura, esportes e outros. É possível selecionar em um tópico um assunto ou tema.


http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html 
Tabuada de multiplicação em Língua Inglesa.



Educativo – Literatura


http://www.ciberpoesia.com.br/ 
Ciber e Poemas, site criado a partir do Livro de Poesia Visual.

http://www.releituras.com/releituras.asp
Segundo o Site, o mesmo reúne os melhores textos dos melhores escritores.



Educativo - Ecologia, Ciências, Biologia


http://web.educom.pt/escolovar/est.meio.htm 
Reúne diversas informações, curiosidades e jogos sobre o meio ambiente, animais, plantas, história, corpo humano, entre outros.


http://www.cambito.com.br/ 
Site que reúne uma variedade de atividades, informações e jogos sobre arte, ecologia, saúde e higiene e conhecimentos gerais.


http://www2.uol.com.br/ecokids/ 
Site destinado a trabalhar com noções de cidadania através da ecologia (Ciências e Biologia). Apresenta atividades, jogos e brincadeiras.


http://www.meleca.com.br/ 
Trabalha com histórias, curiosidades e informações sobre o planeta (animais em extinção, ecologia, flora e fauna). Apresenta alguns jogos e atividades sobre receitas e artes.


http://heliades.no.sapo.pt/actividades.htm 
O site consiste em atividades de palavras cruzadas e correspondência sobre astronomia e ambiente.


http://www2.uol.com.br/ecokids/ 
Site sobre a preservação e direitos dos animais, ecossistema glogal, historinhas, jogos, entre outras atividades.


http://www.educacional.com.br/home.asp 
Portal que possui jogos educativos e artigos com áreas de acesso livre e restrito. Para realizar cadastro é preciso ser da rede privada de ensino. O Site é voltado exclusivamente para as escolas particulares de todo o país, que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.



Temático - Festa Junina


http://criancas.uol.com.br/juninas/ 
Apresenta inúmeras atividades sobre a temática, como histórias, brincadeiras, correio elegante, entre outros.

http://www.terra.com.br/criancas/festajunina/ 
Informações gerais e atividades sobre a temática.


http://www.superkid.com.br/bonde/sabia/festa_junina.php?PHPSESSID=473234975b09313fb43d8470d19ead54 
Aborda a origem das festas juninas e curiosidades e o sentido da fogueira, das brincadeiras e das músicas nessa festa.


http://www.yokitos.com.br/2008/ 
Site para trabalhar com festa junina. Apresenta histórico, jogos, alimentação típica entre outras informações. Para visualizar o site é preciso ter uma versão recente do flash player.



Artes, Jogos e Atividades


http://www.ojogos.com.br/ 
Reúne jogos com instruções na Língua Inglesa, separados por categoria, como aventura, culinária, esporte, entre outros.


http://iguinho.ig.com.br/
Site completo, com jogos, vídeos, curiosidades e atividades diversas. Possui uma turma de personagens que acompanham os usuários.


http://www.fulano.com.br
Site que apresenta uma variedade de entretenimento, através de jogos de competição. Para acessar os links Enigma e Quizz é preciso se cadastrar no site. O link Letroca é uma excelente atividade para construção de palavras e não necessita de cadastro.


http://www.garagedigital.com.br/historinhas/ 
Apresenta uma variedade histórias, que podem ser visualizadas ou copiadas. Para ter acesso as atividades é preciso informar seu endereço de e-mail.



http://www.jigzone.com/gallery/Land 
Site que reúne uma diversidade de quebra-cabeça que possibilita a escolha da quantidade de peças e serve para diferentes idades.


http://www.atividadeseducativas.com.br/ 
Site que reúne diversas propostas educativas de diferentes áreas do conhcimento.



Projetos


Ministério da Fazenda. Projeto Computador portátil para professores.


http://www.computadorparaprofessores.gov.br/projeto/apresentacao 


MEC. Portal do professor. 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html 



Softwares para download


EQUITEXT: Software para construção de texto colaborativo via Web. http://equitext.pgie.ufrgs.br/


Sócrates: Sistema On-Line para Criação de Projetos e Comunidades http://www.vdl.ufc.br/socrates/



*Mec Daisy: possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio gravado ou sintetizado. http://intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy/download.htm

Vídeos


*A importância da Tecnologia na Educação:
http://br.youtube.com/watch?v=0Z2VnWfe33M&feature=related


*Did you know: 
http://www.youtube.com/watch?v=pMcfrLYDm2U


Tecnologia e Metodologia: Vídeo que apresenta uma reflexão sobre a maneira de inserção do computador na escola. 
http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4&feature=related



*BlindTube - portal pioneiro no mundo que apresenta vídeos adaptados para surdos e cegos (entretenimento com acessibilidade), com legendagem e audiodescrição: 
http://www.blindtube.com.br/


*Programa de computador de uma empresa espanhola auxilia portadores de deficiência física durante a navegação na internet. Por meio de movimentos com a cabeça, é possível arrastar o cursor de um mouse com o programa chamado "headmouse": 
http://www.youtube.com/watch?v=v3SY26mWfyg




*Mostra a simulação de um "teclado virtual", permite ao usuário "clicar" com um piscar de olhos:
http://www.youtube.com/watch?v=v3SY26mWfyg



Essas dicas foram retiradas do site: http://ntemcanoas.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Para começar vamos falar sobre a acessibilidade e algumas barreiras nos espaços sociais


Segundo a OMS existem 600 milhões de pessoas com deficiência no mundo e no Brasil quase 25 milhoes de pessoas possuem algum tipo de deficiência de acordo com o Censo de 2000 (IBGE). A população idosos ultrapassa os 16 milhões e este número poderá dobrar em poucos anos. Estes números refletem o tamanho do desafio e da urgência de promover uma sociedade inclusiva.


As pessoas com deficiência enfrentam muitos obstáculos que as excluem de diversos espaços públicos, do mercado de trabalho e da convivência efetiva em sociedade.

Por muito tempo existia a ideia de que a pessoa com deficiência é que deveria buscar meios e recursos individuais de se adaptar a sociedade, mas hoje sabemos que a sociedade tem contribuído expressivamente para reforçar sua exclusão.

Muitos países desenvolveram políticas públicas de inclusão e no Brasil esse processo ainda é moroso e ineficiente.


A aprovação do decreto federal nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, foi um grande avanço na garantia de acessibilidade em todos os âmbitos. Ele define, em seu artigo 8º, o que é acessibilidade, ajudas técnicas e desenho universal:

Atualmente, o conceito de acessibilidade foi ampliado, associando-se ao compromisso de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. 

Para que a escola e a sociedade sejam inclusivas, elas devem atender às seis dimensões de acessibilidade:

Arquitetônica: elimina barreiras em todos os ambientes físicos (internos e externos) da escola, incluindo o transporte escolar;

Comunicacional: transpõe obstáculos em todos os âmbitos da comunicação, considerada nas suas diferentes formas (falada, escrita, gestual, língua de sinais, digital, entre outras);

Metodológica: facilita o acesso ao conteúdo programático oferecido pelas escolas, ampliando estratégias para ações na comunidade e na família, favorecendo a inclusão;

Instrumental: possibilita a acessibilidade em todos os instrumentos, utensílios e equipamentos, utilizados na escola, nas atividades de vida diária, no lazer e recreação;

Programática: combate o preconceito e a discriminação em todas as normas, programas, legislação em geral que impeçam o acesso a todos os recursos oferecidos pela sociedade, promovendo a inclusão e a equiparação de oportunidade;

Atitudinal: extingue todos os tipos de atitudes preconceituosas que impeçam o

pleno desenvolvimento das potencialidades da pessoa com deficiência.




Somos todos iguais na diferença...



Somos todos iguais na dieferença.