GOOGLE DOCS
Você conhece o Google Docs?
Descrição
Google Docs é um processador de textos, planilhas e apresentações gratuito, baseado na web. A ferramenta permite que seus usuários criem e editem documentos online ao mesmo tempo, colaborando em tempo real com outros usuários.
A ferramenta Google Docs em si pode contribuir sim para construção de textos de forma colaborativa. As interações possíveis através dela dão margem a boas discussões sobre textos redigidos pelos alunos. Contudo, é preciso dar atenção ao planejamento, para que a prática de produção escrita seja eficaz e significativa.
Mas, como utilizar o Google Docs em sala de aula?
• Promover a colaboração em grupo e criatividade por ter o seu grupo de estudantes registrando seus projetos em conjunto em um documento único.
• Mantenha o controle de notas, frequência, ou quaisquer outros dados que você ache que precise usar com flexibilidade.
• Facilitar a escrita e desenho como um processo, incentivando os alunos a escrever em um documento compartilhado com você. Você pode verificar-se a produção do aluno a qualquer momento, fornecer informações e comentários e ajudá-lo a entender melhor os seus pontos fortes.
• Criar quizzes e testes utilizando formulários, os alunos respondem os seus testes e você ainda os recebe de maneira bem ordenada numa planilha.
• Encoraje habilidades de apresentação colaborativa;
• Colaborar em um documento com seus colegas professores;
• Manter a atualização e compartilhar planos de aula ao longo do tempo em um único documento.
Referências:
- site “Conexão Professor” (http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br)
- site Dicas-l (http://www.dicas-l.com.br)
- portal Marista (http://marista.edu.br/labin/2010/12/03/google-docs-e-educadores/)
Fonte: http://coordenacao2011.blogspot.com/2011/05/google-docs-como-objeto-de-aprendizagem.html
52 segredos do Google Docs para estudantes
Compartilhar documentos online agiliza o trabalho de muitos estudantes. Descubra todos os detalhes do Google Docs que podem contribuir para facilitar o seu processo de trabalho.
O Google Docs é uma ferramenta que pode ajudar muito os estudantes, oferecendo colaboração, portabilidade, facilidades de uso e uma aceitação muito facilitada. No entanto, com tantas opções disponíveis na mesma ferramenta o uso acaba sendo confuso.
Os recursos variados acabam ficando perdidos, o que diminui as chances de usar todos os benefícios oferecidos. Para acabar com esse problema e usar 100% dos recursos oferecidos pelo Google Docs, confira uma lista:
1. Acesse seus documentos de qualquer lugar
Onde quer que você esteja, seja na biblioteca do colégio ou no seu quarto, você pode acessar o seu Google Docs. Tire vantagem disso para facilitar o seu trabalho de onde você estiver.
2. Use as ferramentas de referência
Com a opção Definir é possível usar recursos como dicionários e dicionários de sinônimos, facilitando a correção dos textos usados no Docs.
3. Use nos dispositivos móveis
O Google Docs pode ser acessado não só de desktops e notebooks, mas também de qualquer dispositivo móvel como smartphones ou tablets. Uma série de recursos são disponíveis apenas para esse tipo de acesso.
4. Salve diferentes formatos de arquivos
Você pode usar o Google Docs para salvar documentos em qualquer formato, entre eles DOC, XLS, CSV e até mesmo HTML.
5. Use atalhos do teclado
Com os atalhos disponíveis no teclado você pode navegar por todas as suas tarefas no Google Docs de maneira mais ágil.
6. Use modelos definidos
O Google Docs disponibiliza uma galeria de modelos de documentos sobre qualquer coisa que você possa imaginar, desde uma planilha de gastos de uma casa até um documento para organização de tarefas e visitas a universidades.
7. Converta arquivos em PDF para imagem ou texto
O Google Docs possibilita de maneira fácil a conversão de arquivos em PDF para imagens ou textos, fazendo com que eles se tornem editáveis.
8. Crie formulários
O Google Docs permite que você colha informações, opiniões e até mesmo realize pesquisas por meio da criação de formulários.
9. Pesquise qualquer coisa
É possível pesquisar praticamente qualquer assunto usando o Google Docs. Por meio da combinação do Docs e do seu Gmail você consegue, usando as configurações do Gmail Labs, otimizar a sua busca.
10. Links detectados automaticamente
Basta adicionar os links no Google Docs, por meio das URLs de uma ferramenta de reconhecimento de entrada, para tê-los automaticamente detectados.
11. Adicione vídeos
O Google Docs permite a inclusão de códigos de vídeos em documentos e slides para aprimorar uma apresentação.
12. Insira fotos arrastando e soltando
Ao invés de passar por todo o processo de anexar fotos aos seus documentos, simplesmente arraste as imagens da pasta de origem para o documento de destino e solte-as lá.
13. Crie gráficos
O Google Docs permite, por meio do Google Spreadsheet, a criação de gráficos informativos.
14. Encontre dados financeiros
Além de gráficos o Google Spreadsheet disponibiliza fórmulas especiais para puxar as informações diretamente do serviço Google Finance.
15. Atualize os dados do Spreadsheets
Além de permitir que você insira os dados financeiros, o Google Docs possibilita ainda a criação de um link para um documento que pode ser atualizado automaticamente.
16. Desenhe
Por meio do Polyline, um encaixe para guias e outros recursos de desenhos, você pode criar, de maneira rápida e fácil, as suas imagens para os documentos necessários.
17. Insira dados
O Google Spreadsheet permite a inserção de uma série de dados, como população de uma cidade, que podem ser conseguidos por meio da ferramenta de busca do Google.
18. Monte suas próprias equações
O Google Docs encontrou uma maneira fácil para que os estudantes tomem notas em classe, oferecendo um editor de equações na sua página.
19. Inclua documentos em qualquer lugar
O Google Docs fornece um link para o seu documento e você pode inseri-lo em qualquer apresentação que fizer, ou ainda nas suas redes sociais e no blog da sua sala.
20. Compartilhe
Faça trabalhos em colaboração ou compartilhe seus próprios arquivos usando o e-mail gerado para cada um dos documentos criados no Google Docs.
21. Transforme-o em uma página da web
Faça o download dos seus documentos em HTML e compartilhe isso como uma página da web.
22. Use o bate-papo
No Google Docs é possível visualizar quem está editando determinado documento no momento em que você acessa a página e, caso seja necessário, convidar essa pessoa para um bate-papo.
23. Produza em colaboração
Como o Google Docs é uma ferramenta que permite que mais de uma pessoa acesse os mesmos documentos e faça, inclusive, edições, aproveite a oportunidade para produzir conteúdos em colaboraçãocom os seus colegas de classe, seus amigos e até mesmo os seus professores.
24. Compartilhe pastas
Se você possui uma coleção de documentos armazenados em pastas e precisa trabalhar em conjunto com alguém utilizando essas informações, abra para todos os envolvidos uma pasta compartilhada e todos poderão acessar os documentos disponíveis lá.
25. Edite documentos simultaneamente
O Google Docs permite que os usuários editem um mesmo documento simultaneamente sem que as alterações realizadas pelos outros usuários se percam durante o processo.
26. Edite documentos sem estar logado
Se você está compartilhando documentos com colegas de classe que não possuem um e-mail Google, simplesmente permita que esse documento seja editado sem a necessidade de estar logado.
27. Rastreie as visitas
Utilizando o Google Analytics você pode verificar o tráfego dos seus documentos, ou seja, quantas visitas os seus documentos publicados estão recebendo.
28. Defina as regras de notificação
Você pode criar as próprias regras de notificação e descobrir quais documentos foram editados, quando isso aconteceu e quem realizou as alterações.
29. Edite versões do mesmo documento
Ao invés de enviar um novo e-mail para os seus colegas cada vez que uma alteração for feita em um trabalho, salve esse arquivo no Google Docs e edite o documento por lá.
30. Exclua membros indesejados
Se você trabalha com uma pessoa folgada e o trabalho está sendo deixado de lado por ela, simplesmente exclua essa pessoa do grupo clicando no botão próximo ao nome dela.
31. Congele a edição de planilhas
Se você passou muito tempo ajustando tabelas e planilhas e está com medo de que um dos outrosestudantes desconfigure o seu trabalho ao adicionar novas informações, congele essas alterações para que elas não sejam editadas acidentalmente.
32. Desfaça alterações
Se você ou o seu grupo não gostarem das alterações recentes feitas em um documento, é muito fácil revertê-las para as versões anteriores que foram salvas automaticamente.
33. Salve notas de brainstorm para os projetos do grupo
Reúna as ideias de todos os integrantes do seu grupo em um único lugar – de fácil acesso para todos – usando os documentos do Google Docs.
34. Use a validação de dados
Certifique-se de que os seus colaboradores não estão bagunçando os seus documentos e planilhas com a validação de dados em arquivos compartilhados.
35. Use a organização por cores
Você pode mudar as cores dos textos baseando-se em regras, como uma cor para cada um dos integrantes ou para cada um dos tópicos abordados no trabalho.
36. Limpe a sua página principal do Google Docs
Mova os itens para pastas individuais e deixe a sua página de destino muito mais limpa, organizada e fácil de navegar.
37. Insira marcadores
Torne o acesso a outras partes do seu documento mais facilitado, como uma tabela de conteúdos, por meio da inserção de marcadores personalizados.
38. Crie subpastas
Para manter os seus documentos ainda mais organizados, crie pastas dentro das suas pastas.
39. Use as cores para codificar as suas pastas
Aproveite o recurso das cores para organizar ainda mais os seus documentos. No Google Docs é possívelcolorir o nome das suas pastas para identificação mais rápida.
40. Sincronize os documentos
Utilizando ferramentas como o Syncplicity você pode ter todos os documentos salvos no seu Google Docs sincronizados com os documentos do Microsoft Office.
41. Crie os seus próprios atalhos
Reúna atalhos para acessar o Google Docs, criar um novo documento e até mesmo acessar os documentos usados com frequência em um flash.
42. Imprima diversos documentos de uma só vez
Se você precisa de velocidade, imprimindo uma série de documentos ao mesmo tempo, simplesmente faça o download deles como uma pasta zipada.
43. Veja arquivos em PDF rapidamente
Quando você encontra um arquivo em PDF nos resultados da sua busca é possível visualizá-los rapidamente ao abri-los pelo Google Docs.
44. Cheque as suas traduções
O Google Docs adicionou às suas ferramentas um recurso de tradução que pode ser facilmente utilizado para checar o seu trabalho quando você estiver escrevendo em uma língua estrangeira.
45. Obtenha feedback sobre os seus trabalhos
Usando o Flubaroo no Google Docs você consegue um retorno rápido a respeito dos seus trabalhos, dando a você a chance de corrigir os problemas antes de enviar o documento para avaliação.
46. Escreva no modo tela cheia
Elimine todas as distrações do seu monitor, como a barra de ferramentas, os menus e outros detalhes usando o modo tela cheia do Google Docs para redigir os seus textos.
47. Corrija os erros mais comuns automaticamente
Se você tem problemas com certas palavras, defina algumas preferências para que seus erros mais comuns sejam encontrados e substituídos automaticamente.
48. Customize estilos
Se você gosta de um modelo personalizado para os seus documentos, escolha um estilo customizado e assim você não precisará recomeçar as configurações a cada novo documento.
49. Trabalhe offline
O Google Docs oferece alguns recursos offline, para que você possa trabalhar no caminho de casa, enquanto espera uma aula começar ou até mesmo enquanto espera para ser atendido no médico, adiantando o seu trabalho.
50. Salve páginas na sua conta do Google Docs
Transforme qualquer página da web em um PDF para que você possa visualizá-la depois usando a extensão de envio do Google Docs para o Chrome.
51. Faça back-ups
O Google Docs oferece uma ótima maneira de fazer o back-up dos seus documentos. Faça o upload de todos os seus documentos e salve-os na sua conta. No entanto, não custa nada garantir e manter um outro back-up salvo em outro lugar.
52. Use o Google Docs para organizar sua rotina
O Google Docs não precisa ser utilizado apenas para compartilhar documentos com os seus colegas de classe. Monte a sua agenda de compromissos, despesas, etc.
Fonte: Universia Brasil
Disponível em:
http://paisagenseducacionais.blogspot.com.br/2011/05/google-docs-como-objeto-de-aprendizagem.html
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